Ensino Fundamental I

Anos Iniciais

Do 1 ao 5º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) são priorizadas atividades pedagógicas no cotidiano para que a criança se desenvolva de forma integral e ativa, possa comunicar suas emoções, ideias e valores se expressando em diferentes linguagens sejam elas: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, compreender o ambiente natural, social, político e cultural e desenvolver sua identidade social além de praticar a cidadania, com opinião crítica diante dos fatos e a valorização da qualidade de vida.

Uma das grandes metas da instituição é estimular a educação dos seus estudantes de forma a promover o desenvolvimento através da construção de conhecimentos, habilidades, ajuda-los   a aprender a aprender sempre valorizando a afetividade, além de dar a oportunidade de integração na comunidade escolar como um todo.


Atividades Curriculares

Nossa concepção de ensino tem como principal objetivo transformar informação em conhecimento através da descoberta e valorizando as experiências pessoais de cada aluno. Para isso, usamos variadas estratégias dentro de sala de aula (ou fora dela) que favoreçam a problematização dos conteúdos abordados.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental do nosso colégio são desenvolvidas atividades nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês. Todas essas atividades estão pautadas em nossa proposta curricular baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.


Aniversariantes do Mês

Não há sensação melhor que a de comemorar o aniversário com os amigos no colégio! Em toda última quarta-feira do mês comemoramos, juntos aos colegas e à professora da turma, os aniversariantes do mês.  É um momento de muita diversão e alegria!


Rede do Saber

Durante todo o ano convidamos os familiares dos nossos alunos para um momento de interação entre eles e a comunidade escolar. De acordo com os temas que estão sendo vivenciados, os convidados trazem contribuições para o trabalho de sala de aula, compartilhando suas experiências pessoais ou profissionais, para enriquecimento do conhecimento já construído.


Horário Integral MD

  Com o intuito de despertar a percepção para diversos tipos de Ciência e propiciar maior aprimoramento das inteligências múltiplas, o Colégio Madre de Deus, além das vivências em sala de aula, trabalha também no Integral MD a formação global do estudante com um currículo diferenciado e estruturado para uma geração de alunos nativos digitais. Geração essa que vive num mundo de rápidas e constantes transformações e que, por conseguinte, precisa estar preparada para as necessidades que lhes são impostas.

  Uma educação integral é aquela que oferece o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e que contemple os diversos aspectos do desenvolvimento humano na esfera individual e na vida em sociedade, competências fundamentais para o século XXI.

  Neste contexto, o aluno é protagonista de sua própria aprendizagem, pois participa da programação das aulas/oficinas promovida para a interação entre todos os estudantes.

  A seguir listamos algumas das atividades desenvolvidas no Integral MD:

Iniciação Científica: trabalha a pesquisa como fonte de conhecimento proporcionando a observação, o levantamento de hipóteses, experiência, análise e conclusão. Os alunos desenvolvem, ao longo do ano, um projeto e socializam os resultados com a comunidade escolar durante a Tenda da Ciência, evento científico que é parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A SNCT do Colégio Madre de Deus tem parceria com o Espaço Ciência e professores da Universidade Federal de Pernambuco.

Xadrez: uma combinação entre esporte, cultura e cognição. Durante as aulas de Xadrez, o aluno desenvolve o raciocínio lógico, as tomadas de decisão e trabalha a paciência e o pensar antes de agir, dentre tantas outras habilidades.

Filosofia: um momento preparado para o aprender a pensar, assim são as atividades relacionadas ao trabalho de Filosofia. Por meio de atividades e material diversificado, são realizadas reflexões com o aluno. Com isso, ele não só aprende conceitos, mas também exercita o autoconhecimento e começa a pensar no que ele quer ser e para onde quer ir, buscando, sobretudo, a aprendizagem e o seu desenvolvimento socioemocional como indivíduo.

Iniciação Musical:  além do grande poder de interação, as atividades de Iniciação Musical proporcionam aos alunos a ampliação do repertório cultural e artístico. De forma lúdica são desenvolvidas habilidades psicomotoras, cognitivas, linguísticas e socioafetivas, contribuindo ainda para a promoção da criatividade, sensibilidade, ritmo, imaginação e muito mais.

Artes Virtuais: no sentido de ampliar o olhar de nossos alunos, é realizado um trabalho de exploração artística por meio de uma reflexão sensível, imaginativa e crítica. Desde trabalhos manuais vivenciando outras culturas e saberes até a biografia, análise artística de obras renomadas e visitas a museus virtuais, as vivências perpassam pelo conceito do “Do It Yourself” (faça-você-mesmo) e incentivam a criatividade, cooperação e democratização.

Educação Física: as atividades de Educação Física contribuem diretamente para formação global do indivíduo. Por meio de propostas lúdicas que ampliam a coordenação motora, essa vivência insere, adapta e incorpora o aluno no saber corporal de movimento, além de contribuir para uma reflexão sobre a saúde do corpo, regras e limites.

Oficina de Estudos: Esse Projeto consiste em aulas sistematizadas oferecidas a um número reduzido de alunos que se encontram em processo de Recuperação Paralela. Trata-se de um momento a mais de acolhimento e trabalho que visa ao respeito à diversidade e ao ritmo de aprendizagem de cada um em relação aos conteúdos curriculares.

Sala Interativa (multidisciplinar): Dentro da metodologia da educação híbrida, a Sala Interativa é uma alternativa inovadora no cenário escolar. Neste espaço de interação entre as diferentes linguagens, o aluno torna-se protagonista da sua aprendizagem, ao passo que amplia o pensamento crítico e desenvolve o pensamento computacional (processo de solução de problemas de forma estratégica), preparando as crianças para o futuro e construindo sua cidadania e letramento digital. 

Se aprender é bom, com criatividade e interação fica ainda melhor.

Conheça o INTEGRAL MD!


Algumas Fotos

 
 
 
 



Nossa Estrutura