Anos Iniciais

Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) são priorizadas atividades pedagógicas no cotidiano para que a criança se desenvolva de forma integral e ativa, possa comunicar suas emoções, ideias e valores se expressando em diferentes linguagens sejam elas: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, compreender o ambiente natural, social, político e cultural e desenvolver sua identidade social além de praticar a cidadania, com opinião crítica diante dos fatos e a valorização da qualidade de vida.

Uma das grandes metas da instituição é estimular a educação dos seus estudantes de forma a promover o desenvolvimento através da construção de conhecimentos, habilidades, ajuda-los a aprender a aprender sempre valorizando a afetividade, além de dar a oportunidade de integração na comunidade escolar como um todo.


ATIVIDADES CURRICULARES

Nossa concepção de ensino tem como principal objetivo transformar informação em conhecimento através da descoberta e valorizando as experiências pessoais de cada aluno. Para isso, usamos variadas estratégias dentro de sala de aula (ou fora dela) que favoreçam a problematização dos conteúdos abordados.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental do nosso colégio são desenvolvidas atividades nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês. Todas essas atividades estão pautadas em nossa proposta curricular baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.


REDE DO SABER

Durante todo o ano convidamos os familiares dos nossos alunos para um momento de interação entre eles e a comunidade escolar. De acordo com os temas que estão sendo vivenciados, os convidados trazem contribuições para o trabalho de sala de aula, compartilhando suas experiências pessoais ou profissionais, para enriquecimento do conhecimento já construído.


ANIVERSARIANTES DO MÊS

Não há sensação melhor que a de comemorar o aniversário com os amigos no colégio! Em toda última quarta-feira do mês comemoramos, juntos aos colegas e à professora da turma, os aniversariantes do mês. É um momento de muita diversão e alegria!

HORÁRIO INTEGRAL MD

Uma educação integral é aquela que oferece o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e que contemple os diversos aspectos do desenvolvimento humano na esfera individual e na vida em sociedade, competências fundamentais para o século XXI.

Com o intuito de despertar a percepção para diversos tipos de Ciência e propiciar maior aprimoramento das inteligências múltiplas, o Colégio Madre de Deus, além das vivências em sala de aula, trabalha também no Integral MD a formação global do estudante. Com um currículo diferenciado baseado e estruturado em projetos, buscamos proporcionar aos nossos estudantes experiências de aprendizagem criativas e significativas.

A seguir listamos algumas das atividades desenvolvidas no Integral MD:

Alfabetização e Letramento Científico: trabalha a pesquisa como fonte de conhecimento proporcionando a observação, o levantamento de hipóteses, experiência, análise e conclusão. Os alunos desenvolvem, ao longo do ano, um projeto e socializam os resultados com a comunidade escolar durante a EXPO MD.

Oficinas de Xadrez: uma combinação entre esporte, cultura e cognição, desenvolvendo o raciocínio lógico, as tomadas de decisão e trabalhando a paciência e o pensar antes de agir, dentre tantas outras habilidades.

TEEDS (Trabalho com Educação Emocional de Desenvolvimento Social) Filosofia: Com currículo próprio, por meio de atividades e material diversificado, são realizadas reflexões com os estudantes baseadas nas competências e habilidades da BNCC. Com isso, ele não só aprende conceitos, mas também exercita o autoconhecimento e começa a pensar no que ele quer ser e para onde quer ir, buscando, sobretudo, a aprendizagem e o seu desenvolvimento socioemocional como indivíduo.

Iniciação Musical: além do grande poder de interação, as atividades de Iniciação Musical proporcionam aos alunos a ampliação do repertório cultural e artístico. De forma lúdica são desenvolvidas habilidades psicomotoras, cognitivas, linguísticas e socioafetivas, contribuindo ainda para a promoção da criatividade, sensibilidade, ritmo, imaginação e muito mais.

Artes Visuais: no sentido de ampliar o olhar de nossos alunos, é realizado um trabalho de exploração artística por meio de uma reflexão sensível, imaginativa e crítica. A Arte na BNCC tem como pressupostos que a sensibilidade, a intuição, o pensamento e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades e competências importantes para as práticas investigativas e para o percurso do fazer artístico, para perceber o mundo em sua complexidade, contextualizar saberes e a interação com a arte e a cultura, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural.

Educação Física: a Educação Física, segundo a BNCC, aborda a expressão dos alunos através das práticas corporais, que possibilitam experiências sociais, estéticas, emotivas e lúdicas, essenciais para a Educação Básica. As atividades de Educação Física contribuem diretamente para a formação global do indivíduo e por meio de propostas lúdicas que ampliam a coordenação motora, essa vivência insere, adapta e incorpora o aluno no saber corporal de movimento, além de contribuir para uma reflexão sobre a saúde do corpo, regras e limites.

Oficinas de Computação Criativa: além de favorecer a resolução de problemas e a aprendizagem de conceitos relacionados a programação, também valoriza o desenvolvimento de projetos significativos, despertando novas ideias que podem ser potencializadas por meio da colaboração e reflexão. Dentro do currículo de tecnologia do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), o pensamento computacional e a cultura digital são eixos importantes. Inserido nesses eixos, podemos encontrar searas do conhecimento extremamente necessárias ao estudante no século XXI: tecnologia e sociabilidade, cidadania digital, letramento digital, reconhecimento de padrões, capacidade de decompor, criação de algoritmos, abstração (CIEB, 2018, passim). A computação criativa incentiva as crianças a serem aprendizes curiosas, criativas e engajadas ao longo da vida.

STEAM/Maker: o STEAM skills (Science, Technology, Engineering, Art & Mathematics) busca o desenvolvimento cognitivo, criativo e lógico-matemático, desenvolvimento visuoespacial, psicomotor, linguístico, criativo e lógico-matemático. Embasados nas ideias e conceitos da cultura maker, que defende que todos devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, buscamos através de projetos, o desenvolvimento da inteligência, da criatividade e do interesse das crianças por atividades multidisciplinares.
Se aprender é bom, com criatividade e interação fica ainda melhor!


ALGUMAS FOTOS