O Novo Ensino Médio chegou trazendo muitas novidades, a principal delas é a reorganização curricular que estabelece mudanças na carga horária e também na distribuição dos componentes curriculares ao longo dos três anos desta etapa de escolarização.

A partir disso, os estudantes terão uma parte de formação geral básica obrigatória, comum a todos os estudantes, e outra parte de formação diversificada, chamada Itinerários Formativos. Organizados em quatros eixos estruturantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo, As instituições de Ensino oferecerão diferentes Itinerários, para que os estudantes possam escolher às áreas que querem cursar, de acordo com seus interesses e habilidades, seja para aprofundar conhecimentos em áreas específicas, como também para se aproximar da Formação Técnica e Profissional.

A Lei que reformulou o Novo Ensino Médio foi aprovada em 2017 e de lá pra cá todas as escolas públicas e privadas do país estão revisitando suas propostas pedagógicas para realizar as mudanças necessárias. A implementação do Novo Ensino Médio teve início agora em 2022, na 1ª série, e será gradativa, de modo que até 2024 a transição tenha sido finalizada.

Outra novidade do Novo Ensino Médio é o Projeto de Vida, que é um componente curricular obrigatório na formação dos estudantes desta etapa, considerando a importância da formação integral do estudante em seus aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. A reforma estabelece que as aprendizagens do Novo Ensino Médio, e deste componente em particular devem estar sintonizadas com as possibilidades e interesses dos estudantes, como também com os desafios da sociedade contemporânea.

No Colégio Madre de Deus o Projeto de Vida já é uma realidade, e mesmo antes de ser obrigatória a sua implementação, já era ofertado aos estudantes, através de uma proposta que estimula o autoconhecimento e possibilita que os estudantes desenvolvam habilidades e competências para decidir sobre seu futuro pessoal e profissional. O MD acredita que só tem poder de escolha que está preparado, e essa preparação começa antes mesmo da chegada no Ensino Médio. Nossos estudantes do Ensino Fundamental já vivenciam nas aulas de TEEDs (Trabalho em Educação Emocional e Desenvolvimento Social) diversas questões que ampliam seu autoconhecimento e repertório sociocultural.

PROJETOS PEDAGÓGICOS

Itinerários Formativos

Em virtude das mudanças do Novo Ensino Médio, apresentamos para o cotidiano dos estudantes da 1° série formações completas, atrelando teoria e prática com novos arranjos curriculares, nas áreas de Saúde,  Exatas e Humanas.

Laboratório Redação

Acompanhamento individualizado com ênfase na escrita baseada nas 5 competências do ENEM, conduzindo nossos estudantes a um novo olhar sobre os temas discutidos.

MD Avança

Neste projeto, a equipe pedagógica aprofunda conteúdos dos SSA e ENEM através da resolução de questões diversas de vestibulares, experimentando, na prática, uma aprendizagem mais concreta.

Programa de Coaching Vocacional e Orientação de Carreira

O Colégio Madre de Deus é protagonista no processo formativo voltado para o autoconhecimento e identificação de habilidades e competências. Através das ferramentas do Coaching, os estudantes identificam seu potencial e suas habilidades comportamentais, facilitando a sua escolha profissional.

Projeto de Vida

Nossos estudantes do Ensino Médio participam de vivências do Projeto Motivacional focado na construção de competências e habilidades que os ajuda a projetar suas ações buscando alcançar objetivos e metas, estabelecendo prioridades, foco e usando o tempo a seu favor.

Jornada de Profissões

Ciclo de Oficinas e Palestras em diferentes áreas profissionais para os estudantes ampliarem seus conhecimentos sobre as profissões e o mundo. Inovação e carreiras do futuro são temas discutidos com nossos estudantes na jornada de profissões.

Arena MD

Debate interativo entre professores MD, professores convidados e estudantes sobre temas de atualidades que ampliam o repertório sociocultural dos estudantes, preparando-os também para a discussão de possíveis temas da redação do ENEM.

Aulões SSA e ENEM

Encontros extras para resolução de questões de provas de vestibular e ENEM por área do conhecimento. Os professores promovem momentos interativos, exemplificando e comentando as questões.

Papo Cabeça

O Papo Cabeça é um Projeto voltado para os estudantes do Ensino Médio em que temas diversos, escolhidos previamente a partir de sugestões dos estudantes, são discutidos por meio de uma troca de ideias sobre os assuntos abordados, de modo leve e interativo, estilo bate - papo. O setor de psicologia promove esse encontro usando dinâmicas, vídeos, músicas e fazendo uma roda de conversa com a escuta atenta dos estudantes, buscando ajudá-los na compreensão de diversos temas e promovendo a integração entre eles.

Projeto Tutores

Os estudantes são estimulados a desempenhar o papel de tutor no processo pedagógico para vivenciar liderança assertiva e colaboratividade junto a outros estudantes. Assim, investem significativamente no desenvolvimento da autonomia intelectual e na capacidade de argumentação de uma ideia e ponto de vista, competências importantes para sua formação acadêmica.

ALGUMAS FOTOS